sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Apagados e desinformados

(Foto: Marco Aurélio Martins/Agência A Tarde/AE)
Simplesmente apagamos. Sem mais, nem menos, nem mais ou menos. Passava das 23h da noite de ontem (3), quando oito estados da região Nordeste ficaram sem energia. Na hora que tudo desligou repentinamente eu não sabia se aquilo acontecia apenas em minha rua, em meu bairro ou em minha cidade. E o que me matava era a ausência de qualquer informação. Devo confessar que foi mais chocante não ter como saber o que acontecia do que estar no escuro. Somos mesmo viciados em informação. Venderia minha alma sem pedir troco, para ter um celular com acesso à internet naquele momento. Da janela da cozinha, eu e minha irmã caçula conseguíamos identificar que, também estavam sem luz, uns cinco bairros a nossa volta. Numa tentativa frustrada de alguma notícia sobre o que havia acontecido, começamos a ouvir o rádio pelo celular, mas não encontramos nenhuma rádio FM que tivesse deixado de tocar músicas no estilo Phil Collins para nos colocar a par do que acontecia. Estávamos ilhadas pelo desconhecimento do que ocorria e isso incomodava mais do que qualquer falta de eletricidade. Desconcertada com esse “não saber de nada”, liguei para uma amiga que mora do outro lado da cidade a fim de me informar se ela também estava apagada. Sim ela estava. Pensamos: Porra, é na cidade inteira! Mal sabíamos que era em quase toda a nossa região. O blecaute total e absoluto durou pouco mais de uma hora. Esse tempo, sem nenhuma notícia, me pareceu um dia inteiro. Com a volta da energia, corremos para internet, acreditem, as informações ainda eram um pouco desencontradas, mas a palavra apagão estava no topo no twitter e o ponto central das notícias sobre o tema, nos mais respeitados portais do país, era o atraso causado no show de Ivete Sangalo no Festival de Verão. Até nisso a mulher dá sorte, conseguiu se atrelar a notícia mais importante da madrugada, talvez da semana, com sua apresentação que homenageava o sol em uma noite sem luz. Se fosse em outros tempos, diriam que ela tem pacto com o capeta! Já que, até numa madrugada de escuridão, só Ivetão conseguia ficar iluminada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário