Os Jogos Pan-Americanos de 2011, que começaram na última sexta-feira (14) e ocorrem em Guadalajara, no México, estão sendo transmitidos no Brasil, com exclusividade, pela Rede Record de Televisão. A emissora de Edir Macedo desbancou as outras e vem conseguindo, graças à cobertura das competições do Pan, melhorar os níveis de audiência.
Nesse contexto, a disputa pela audiência e pelos patrocinadores tem sido tão grande que as outras emissoras acabaram perdendo a noção do “valor notícia” do evento que é o segundo maior acontecimento multiesportivo do ano, contando com a participação de mais de 6.000 atletas de 41 nações em 36 esportes diferentes.
A Globo, por exemplo, que sempre teve exclusividade dos grandes eventos de futebol e também de outros esportes não está nem se dando ao trabalho de dar notas só com a voz do apresentador, sem imagens, já que a Record não está cedendo imagens para ninguém. Até mesmo os canais fechados estão de fora. Ou seja, está todo mundo fingindo que o evento não está acontecendo. Dá pra acreditar?
Tudo bem que a Record tenha vencido a disputa pelo direito de exibição das competições e esteja cobrando uma fortuna e criando mil dificuldades para ceder uma imagem ou outra do evento, até porque pode se esperar tudo de uma instituição como ela. Mas daí as outras emissoras ignorarem o evento, isso é uma espécie de anti-jornalismo. É inadmissível. Nada justifica que o telespectador seja privado das informações referentes a um evento dessa magnitude. Virão as Olímpiadas de Londres em 2012, também vão fingir que elas não acontecem? Que eu me lembre, notícia é notícia. Pelo menos, foi assim que me ensinaram lá na faculdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário