segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dinheiro Yes!

O texto da coluna escrita por Caetano Veloso no jornal A Tarde do último domingo tinha o título “Dinheiro não”. Nela, além do blá blá blá sem fim dele sobre suas idas e vindas  e de uns elogios a nova Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, ele veio pra cá querendo convencer não sei quem de que, apesar dos pesares, ele não liga pra dinheiro não. Inclusive, essa “coisa de direitos autorais”, ele coitadinho, diz que já foi tão roubado, que se cansou de atentar pra isso. Faz-me rir, Caetano! 

Dinheiro yes! Eu ligo e muito pra dinheiro e sabe por quê? Pelo simples fato de que tenho muito menos do que gostaria. Até porque, é com essa coisinha chata chamada dinheiro que conseguimos as coisas no mundo em que vivemos, né não? A beleza pura e a elegância cantadas por Caetano, que eu saiba, não pagam contas de água e luz, não abastecem carros, não garantem bolsas em cursos de inglês e nem quitam apartamentos. Então o que fazer?

Acho muito engraçadas as pessoas que, assim como Caê, não ligam pra dinheiro, mas trocam de carro todo ano, jantam fora todos os dias, têm a acupuntura e a análise como itens de sobrevivência, viajam pra o exterior todas as férias e reformam a casa sempre que surge uma nova tendência disso ou daquilo. Esse povo que se "limpa" fazendo uma caridade (zinha) aqui e outra ali. Deve ser bom não ligar pra dinheiro assim.

Quem quiser que me chame de capitalista alienada e toque fogo em mim. Eu não quero enriquecer as custas (ou nas costas) de ninguém e muito menos quero que o mundo fique mais miserável do que já está. Eu mesma já andei com camisa de Che Guevara e meia dúzia de ideologias falidas de sobreaviso. Até que, a vida me explicou que não é tão simples assim e que, quem não se amarra a dinheiro não, fica por aí “matando amanhã o velho inimigo que morreu ontem” – como disse o mesmo Caetano após as vaias de 68.  

Um comentário: