sábado, 6 de novembro de 2010

Por que a polícia é assim?

Li no site do Correio, que oito policiais armados com pistolas e metralhadoras invadiram um assentamento em Ilhéus, prenderem e torturaram uma ialorixá que, simplesmente mostrou aos policiais que conhecia seus direitos e solicitou a eles a apresentação de uma ordem judicial para entrar naquela área que pertence ao Incra, órgão federal. O pedido de Bernadete dos Santos foi o suficiente pra que ela fosse algemada, arrastada pelos cabelos por cerca de 500 metros e jogada num formigueiro, na frente de outros moradores do assentamento, inclusive de sua neta de 4 anos que suplicava para que os policiais não levassem sua avó. Como se não bastasse, ao ser conduzida à delegacia, Bernadete foi colocada numa cela masculina. 

Esta ação da polícia mostra um misto de violência policial e religiosa, uma vez que os PMs gritavam que as formigas eram para ‘afastar o satanás’ e, ao jogarem Bernadete na cela repleta de homens, eles riam, ironizavam e ainda relataram no boletim de ocorrência que ela sofria de insanidade mental. Tudo isso porque a ialorixá estava incorporada pelo orixá Oxóssi. Segundo a matéria do Correio, já foi aberta uma sindicância e, apesar dos PMs continuarem trabalhando normalmente, eles estão sendo investigados. Organizações ligadas ao Movimento Negro e do Movimento Sem Terra estão mobilizadas para que o ocorrido seja esclarecido e devidamente solucionado.

Senti-me indignada ao ler essa notícia. E continuo querendo entender por que mesmo que a polícia é assim. No fim, lembrei-me que Oxóssi, um verdadeiro rei, o habilidoso caçador de uma flecha só que nunca erra seu alvo, o homem que protege nossas matas e florestas, o senhor da fartura cujos filhos geralmente têm como atributos astúcia, inteligência e cautela, foi capaz de salvar sua filha da morte e certamente fará com que a justiça prevaleça. 

2 comentários:

  1. Depois de quase 8 meses escrevendo um livro que aborda, entre outros temas, fanatismo religioso, não me decepcione. Eu quero é apuração e menos estardalhaço por parte da galera que transforma certas pautas.

    ResponderExcluir
  2. Então só resta os policiais falarem com os jornalistas, porque a vítima já falou, né?

    ResponderExcluir